segunda-feira, 26 de março de 2012

Clique aqui



Afinal, o que é o remorso?



  • Remorso não é o mesmo que arrependimento,  a pessoa com remorso teme alguma condenação e punição, por isso, fica com a consciência inquieta por um ato que não devia ter praticado, já o arrependimento, ele faz com que a pessoa, se dê conta do erro cometido, e procure fazer algo para que a situação seja mudada, ela não se importa muito com a punição que sofrerá, mas tem no seu coração o desejo de corrigir aquilo que fez.
Como vimos, quando Davi pecou contra Deus, tendo conhecimento da Sua Justiça, não deixou de crer que Deus podia perdoá-lo: 

Salmo 51


(3) Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

(4)  Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau 

diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.




Outra atitude de Davi foi pedir forças a Deus, a a presença do Seu Santo Espírito para continuar, e misericórdia para não cometer mais o seu erro:




(9) Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
(10) Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
(11)  Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.


Ele não apenas pede, mas diz que fará algo diante do perdão divino que ele tanto acreditava que receberia:


(13) Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti.


Vemos algumas características do arrependimento que produz frutos do Espírito Santo, por outro lado, o remorso, faz a pessoa ficar paralisada, com medo, e só pensa em reagir para livrar sua pele ou para evitar de ser punida.




O Caso de Judas Iscariotes é um exemplo disso, ao trair Jesus, ele sentiu um profundo remorso, pois temia o que poderia lhe acontecer depois da sua traição...


(5) E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.


Uma pessoa com remorso, ela não consegue ver saída, e teme as consequências, tornando-se um prato cheio para o acusador de nossa almas.


Mas o que levaria uma pessoa que andou com Jesus, O conheceu tão de perto, não ser tocada por Ele?
Seria Judas predestinado à traí-Lo?


A Bíblia diz que Judas era tesoureiro dos apóstolos, ele era ladrão e portanto, um mentiroso:
                João 12:


(4) Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse:
(5) Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?
(6) Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava.


Ele sempre foi atraído pelo dinheiro fácil, era apegado demais às coisas materiais e não às espirituais.
A Bíblia não nos diz que ele se arrependeu por ter sido ladrão durante o tempo que conviveu com Jesus.


Arrependidos, sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Deus abençoe a sua vida!